Fonte: CIBERCULTURA - YouTube
De acordo com o professor André Lemos, Cibercultura pode ser entendida como a forma sócio cultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base microeletrônica que surgiram com a convergência das telecomunicações com a informática na década de 70.
No começo do século XX, a sociedade enfrentava uma série de mudanças com o Advento da Revolução Industrial e a Primeira Guerra, a partir dessa data, as transformações não param pois as técnicas de comunicação são transformadas cotidianamente.
O Uso das TIC está presente em quase todas as ações que ofertam praticidade em nossa rotina de trabalho: entretenimento, estudo e articulação de pensamento, podemos dizer que toda essa mudança é cibercultura. É importante quando Lemos afirma que a cibercultura é a "possibilidade de ampliar cultura" porque ela não se resume só no hábito da leitura, mais sim em toda manifestação artística, cultural em meio ao espaço ciberneticístico, ou seja espaço digital.
A inclusão digital é acessada com o uso das TIC, todos que tem acesso pode comunicar-se nesse espaço virtual com a boa intencional de escrever para expandir determinado conteúdo de informação pertinentes ou uso de má fé com mentiras e falsidades ideológicas, independente de redes sociais ou não a falta de ética dos maus intencionados não medem esforços, lugares ou empatias pelos constrangimentos gerados. Cabe ao leitor /internauta o papel buscar orientações para filtrar as informações que circulam nesse “mundo virtual”.
Referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário