quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Que palavrão é esse?

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
COMPONENTE CURRICULAR - INTERDISCIPLINARIDADES: TEORIAS E PRÁTICAS 

Profª. DRª. REGINA SOARES DE OLIVEIRA

Imagem relacionada


Interdisciplinaridade, Que palavrão é esse?

            Ao ler a obra de FAZENDA, Ivani Catarina A. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. O livro “O que é interdisciplinaridade?” organizado pela professora Ivani Fazenda é uma publicação da Cortez Editora, fiquei imaginando qual era o conceito desse verbete enorme. Aí fui percebendo: O liro é grande, 13 capítulos, adoro o número 13 com a participação de mais de 13 autores: Abdelkrim Hasni, Adriana Alves, Anderson Araújo Oliveira, Diamantino F. Trindade, Dirce E. Tavares, Fernando César de Souza, Ivone Yared, Johanne Lebrun, Maria José Eras Guimarães, Mariana Aranha Moreira José, Raquel Gianolla Miranda, Ruy Cezar do Espírito Santo, Sonia Regina Albano de Lima, Yves Lenoir.

Para entender esse conceito é necessário ter:
Grandes visões específicas de determinadas ênfases acerca do assunto;
Grandes pesquisas, principalmente com apresentação de resultados pertinentes que atribuam às disciplinas escolares;
Grandes reflexões sobre os fundamentos da ação pedagógica interdisciplinar;
Grande crítica sobre a teoria e a prática da interdisciplinaridade no currículo e na formação de professores.
Grande interação professor-aluno, aluno-aluno e escola-família, para dotar de significados os conteúdos da realidade;
Grande ação do professor que requer investigação de sua prática;
Grande busca das conexões de conteúdos entre as disciplinas;
            Após tanta coisa grande, descobri que esse palavrão é no entanto, um estímulo para refletirmos a possibilidade de compreensão da prática, no que refere a interação entre as diferentes dimensões: socioeducativa contextual; socioeducativa do quadro de referência do professor, ou seja, Interdisciplinaridade é identificar o incômodo e descobrir de que maneira ele pode ser melhor transformado para dinamizar o processo de ensino aprendizagem de maneira integradora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário